Cacau Pirêra recebe quarta edição do projeto da UEA ‘Como Construir Minha Própria Casa’

Outras edições aconteceram nos bairros São Jorge, Educandos e Redenção, em Manaus

De 24 de junho a 6 de julho, acadêmicos e professores dos cursos de Engenharia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) estiveram no distrito do Cacau Pirêra, em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), ensinando 25 pessoas da localidade a arte da construção civil. A ação ocorreu dentro da quarta edição do projeto “Como Construir Minha Própria Casa”.

Ao todo, mais de 40 alunos voluntários dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica da UEA atuaram na ação, ministrando as aulas em sala, com o auxílio dos professores, Dr. Francisco dos Santos Rocha e Msc. Fernando Fernandes. Já nas aulas práticas, os docentes assumiram a frente junto com os estudantes.

Para o professor mestre do curso de Engenharia Civil, Fernando Fernandes, o projeto realizado nas comunidades é muito importante para os alunos da UEA. “Experiência muito boa, em que os alunos puderam passar da teoria para a prática tendo a oportunidade de aplicar todo o conhecimento adquirido em sala de aula ao longo do curso”, frisou.

O professor destaca que alguns alunos, que são pedreiros e já atuam na profissão, declararam que aprenderam coisas novas, tendo a oportunidade de aprimorar o conhecimento nas atividades profissionais. “Foi gratificante tanto para nós professores quanto para os nossos alunos”.

Durante duas semanas, os alunos da comunidade aprenderam como construir uma casa partindo desde sua fundação, estrutura, instalação elétrica, sanitária, colocação de vigas e execução de alvenaria, até chegar à fase final, como a cobertura. O curso aconteceu de segunda a sexta-feira com aulas teóricas, e aos sábados com aulas práticas, tendo a duração de 4 horas diárias.

FOTO: Divulgação/Acervo pessoal