Amazonas em destaque
Notícias do Estado do Amazonas, Interior do Amazonas

Campos revitalizados pelo Governo do Amazonas receberão fomento em projetos esportivos

A Faar vai iniciar projetos de escolinhas de futebol, vôlei e futevôlei, que vão atender jovens e adolescentes das comunidades

Com as revitalizações dos campos esportivos promovidas pelo Governo do Estado, a Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) vai iniciar projetos de escolinhas de futebol, vôlei e futevôlei, que vão atender jovens e adolescentes da cidade de Manaus, por meio do Projeto Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci).

Na sexta-feira (28/01), o governador Wilson Lima entregou mais dois espaços completamente revitalizados, o Campo da Baixada Fluminense, no bairro Cidade Nova, e o Campo do Passarinho, no bairro Colônia Terra Nova, ambos na zona norte da capital. As obras foram realizadas pela Secretaria de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), após visitas técnicas realizadas pela Faar em diversos campos.

“Hoje estamos entregando para a zona norte mais dois campos completamente revitalizados. O próximo passo será a implantação de escolinhas de futebol, escolinhas de vôlei e futevôlei, para fomentar ainda mais os projetos socioesportivos que já existem aqui na comunidade e que alcançam diversas idades. Este é o compromisso do Governo do Estado em promover saúde também pela prática esportiva”, destacou Jorge Oliveira, diretor-presidente da Faar.

Para o líder comunitário da Baixada Fluminense, Alírio Sena, a reforma do campo vai beneficiar toda a comunidade. “Aqui no bairro temos vários projetos sociais que envolvem o esporte, desde o futebol até a zumba. E agora, com esse novo campo, vamos poder reativar os trabalhos que já fazíamos com os moradores. Com o apoio da Faar, os jovens vão ter opções de mais modalidades esportivas para praticar, e quem ganha com isso é toda população da zona norte”, ressaltou.

Nas últimas semanas, o Governo do Amazonas, por meio da Faar, realizou visitas em diversas áreas de Manaus, conhecendo a realidade das comunidades e desenvolvendo estratégias para incentivar a prática do esporte de qualidade.

Presidente da associação dos moradores do Terra Nova, Eraldo Costa agradeceu o apoio da Faar e ressaltou que a iniciativa é importante para contribuir com o esporte no Campo do Passarinho.

“Eu quero agradecer à Faar por ter doado os tatames para os moradores do Terra Nova 3 para incentivar o jiu-jitsu, que nos ajuda muito a continuar esse projeto, dando esse apoio por parte da Fundação, já que somos uma comunidade carente e que necessita dessa ajuda do Governo”, destacou Eraldo.

Reformas – Na Baixada Fluminense, o Governo concretizou a manutenção do campo de futebol, construiu quadra de futevôlei, praça e realizou a instalação de equipamentos de musculação. Os serviços também contaram com nova pintura, aplicação de um novo gradil, a recuperação de alambrados e portões.

No espaço situado no Terra Nova, os serviços foram no campo, praça, playground, além da criação de um segundo campo de futevôlei para atender a demanda da comunidade. Também foram realizadas obras no sistema de drenagem, recuperação do alambrado, portões, calçadas, muretas de proteção e instalações de chuveiros.

Obras concluídas – Em setembro de 2021, foi entregue o Campo do Teixeirão, no bairro Jorge Teixeira, na zona leste. E, no início de novembro, o Estado concluiu a revitalização da Arena do Monte, na avenida Samaúma, no bairro do Monte das Oliveiras, na zona norte. Já em dezembro de 2021 foi entregue o Centro Desportivo da Compensa (CDC Compensa), completamente revitalizado, na zona oeste de Manaus.

Todos os complexos de esporte e lazer que foram reformados terão apoio da Faar com projetos esportivos que irão beneficiar as comunidades.

FOTO: Mauro Neto/Faar e Alan Santos/Seinfra