Colégio Militar da Polícia Militar II realiza solenidade escolar na passagem do Dia do Deficiente Auditivo

O comando do Colégio Militar da Polícia Militar II (CMPM II), localizado na avenida Max Teixeira, Cidade Nova, zona norte de Manaus, realizou, na manhã desta quinta-feira (26/09), formatura com os alunos da escola em comemoração ao Dia Nacional do Deficiente Auditivo, estabelecido nesta data desde 2008, refletindo sobre os direitos e inclusão das pessoas com essa deficiência na sociedade.

Na ocasião, foram condecorados com medalhas e diplomas os primeiros alunos do CMPM II intérpretes da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), os estudantes do Ensino Médio, Gabriel Maciel de Souza, Kamila Batista da Silva e João Victor Nogueira de Souza. Eles concluíram com êxito o curso de Libras, que foi conduzido pelo professor e intérprete de Libras, Rafael Matos.

Ainda durante o evento foi inaugurado um mural na entrada do colégio, contendo todo o alfabeto de Libras, como forma de incentivar os alunos e pessoas da comunidade a aprenderem a linguagem e assim contribuírem com a construção de uma sociedade inclusiva, alcançando uma educação para todos.

Conforme a diretora e comandante do CMPM II, tenente-coronel PM Otacicleide, atualmente a escola possui, entre seus alunos, um jovem deficiente auditivo. “A partir de agora, (ele) poderá contar com a colaboração destes seus três colegas de classe para se sentir confortado e incluído de maneira completa entre os integrantes do corpo discente, participando de todas as atividades e promoções do CMPM II, sem receio de ser ignorado”, destacou a gestora.

Segundo a comandante, em breve o CMPM II deverá organizar e promover um novo curso de Libras voltado aos alunos interessados em aumentar seus conhecimentos e aprimorar a técnica nessa linguagem, que significa solidariedade e comunicabilidade com todos os deficientes auditivos.

FOTO: Divulgação/PMAM