Amazonas em destaque
Notícias do Estado do Amazonas, Interior do Amazonas

Com mais de 13 mil pessoas com deficiência atendidas em 2021, Governo do Amazonas planeja mais avanços em 2022

Entre os serviços procurados pela população estão a Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou 13.365 atendimentos e cadastramentos de acesso a serviços e benefícios socioassistenciais a pessoas com deficiência e suas famílias, em 2021, no Amazonas. E para este ano, outras frentes de serviços serão oferecidas.

Entre os serviços procurados pela população estão a Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CiPcD), com 4.263 solicitações; o Passe Legal, com 1.433 registros; e a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), com 1.033 solicitações.

A secretaria ainda realizou a emissão de 1ª e 2ª vias do documento de Registro Geral (RG) para PcDs e idosos; a orientação para solicitação do Passe Interestadual; o encaminhamento de cartões Passa Fácil; e a entrega de materiais especiais, como cadeiras de rodas.

“As pessoas com deficiência começaram a procurar mais a secretaria, porque elas enxergaram que aqui podem ter acesso aos benefícios, e que aqui as coisas funcionam”, afirmou a secretária executiva da Pessoa com Deficiência (SePcD), Lêda Maia.

A emissão da Ciptea foi um dos serviços mais procurados e uma novidade no ano de 2021, na Sejusc. Mãe do Benício Fogaça, 5 anos, a ativista pela causa do autismo, Ursula Andria, explica o quanto os documentos emitidos pela secretaria são importantes para o dia a dia das famílias.

“A gente tinha a carteirinha da pessoa com deficiência, era um documento provisório para usarmos enquanto a Ciptea não tinha sido emitida, e ela ajudava a gente no dia a dia, na questão de prioridade, quando nós precisávamos ir a qualquer unidade pública ou privada. Com a carteirinha em mãos, não tem necessidade de mostrar todos os documentos e ter ainda mais demora no atendimento”, explicou Ursula.

De acordo com a Sejusc, este ano, a pasta vai avançar em outras frentes no atendimento às Pessoas com Deficiência.

“Para esse ano, vamos começar o programa Amazonas mais Inclusão, que é oferecer terapias e apoio a pessoas com deficiência, tanto da capital quanto do interior”, destacou Lêda.

Serviços – A Sejusc também oferece a emissão de RG para parentes de primeiro grau da pessoa com deficiência e, também, oferece suporte jurídico para problemas com o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Para solicitar os serviços, a pessoa deve ir até a secretaria, que fica localizada na rua Salvador, número 456, no bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus.

On-line – Para agilizar os atendimentos, os serviços da secretaria para emissão de Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência e Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) podem ser iniciados pela internet. Basta utilizar o aplicativo Sasi e acessar o menu para serviços para Pessoas com Deficiência.

Imagem: Edson Aquino/Secom