Amazonas em destaque
Notícias do Estado do Amazonas, Interior do Amazonas

Direitos sobre aposentadoria de Policiais Civis é aprovada na Aleam

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

Foi aprovada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quarta-feira (15), mensagem governamental que assegura aos policiais civis direito ao recebimento de aposentadoria na totalidade da remuneração do cargo efetivo e, ainda, repasse imediato de reajustes na mesma proporção e data dos servidores em atividade. Para o deputado estadual Delegado Péricles (PL), a aprovação foi grande conquista para a segurança pública do Estado. Péricles foi autor do pedido de regime de urgência aprovado em plenário e que permitiu célere tramitação do processo na Casa Legislativa.

“A aprovação desta mensagem é grande conquista não só para os policiais civis, mas para a segurança pública do Amazonas. É justo assegurar direito ao recebimento de aposentadoria no valor integral da última remuneração e como motivo primordial para esse reconhecimento eu posso citar o risco a que todos eles são submetidos no exercício da atividade. Eu sou uma prova dos riscos enfrentados durante atividade. Eu sou uma prova de que essa garantia tem de estar assegurada a todos eles”, comemorou o deputado estadual.

O presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil do Amazonas, Jeff Macdonald, comemorou aprovação que, segundo ele, beneficiará cerca de 1,2mil policiais civis na ativa.

“O Sindeipol foi o autor desse projeto, que originou a mensagem enviada e hoje aprovada pela Aleam. Estamos vivenciando a história da integralidade e paridade para os policiais civis que ingressaram até 2019. Hoje, policiais da ativa acabam de ser beneficiados com dois direitos: integralidade, se aposenta com último salário da ativa; e paridade, quando houver aumento automaticamente esse reajuste será repassado para inativos. O deputado Delegado Péricles, colega de profissão, honrou e participou de forma veemente como presidente da CCJR para apresentação de parecer, com a corroboração de todos os outros deputados, e hoje estamos vivenciando a história da aposentadoria dos policiais civis do Amazonas”, concluiu.