Amazonas em destaque
Notícias do Estado do Amazonas, Interior do Amazonas

Governo do Amazonas vai garantir inseminação artificial para melhoramento genético do rebanho

Técnicos capacitados irão atuar na orientação de pecuaristas para desenvolvimento e produção do gado com melhoramento genético

Nesta segunda-feira (21/02), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), participou, de forma virtual, do início de uma capacitação para técnicos do Sistema Sepror, com o objetivo de treinar colaboradores de unidades locais de sete municípios do Amazonas. Eles acompanharão a execução do Plano Mais Pecuária, do Governo Federal, entre os produtores do estado.

Na ocasião, o secretário titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, apresentou o planejamento para o desenvolvimento do Plano Mais Pecuária, mostrando que é possível dar acesso ao pequeno produtor do interior do estado à produção de animais com melhoramento genético, conciliando essa produção com a preservação da floresta de forma sustentável.

“É muito importante a Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil) trazer essa capacitação, instruir os técnicos para que estes possam chegar até o pequeno produtor e orientá-los a produzir um gado de corte e de leite a partir do melhoramento genético”, disse o secretário.

O Plano Mais Pecuária tem como objetivo aumentar de forma sustentável a produtividade e a competitividade da pecuária bovina de leite e de corte, por meio de ações coordenadas, em benefício da sociedade brasileira.

Dentre as orientações tratadas na capacitação, as principais delas foram voltadas para o planejamento inicial de melhoramento genético, alimentação, manejo das pastagens, incorporação de tecnologia, segurança e qualidade dos produtos para que o programa seja executado no estado.

Na atividade, foi apresentada a parte teórica do programa, seus objetivos e metas, momento importante para os técnicos tirarem dúvidas e trocarem experiências sobre suas realidades.

Capacitação – O treinamento foi coordenado pelo representante da Conafer, Vinícius Nascimento. Ele destacou que a execução do Mais Pecuária, ficará ativo por quatro anos no estado, sendo que os municípios escolhidos para a execução do plano serão acompanhados pelos técnicos durante dez meses e que esse é um ganho de todos, já que investir no pequeno produtor é incentivar a economia local.

“Nosso compromisso com o produtor e o agricultor familiar do Amazonas é dar toda condição necessária para que o programa de melhoramento genético tenha eficácia e promova esse grande salto, fortalecendo a produtividade e melhorando a renda desses produtores”, destacou o representante.

Inicialmente, Autazes, Barreirinha, Itacoatiara, Careiro da Várzea, Manacapuru, Parintins e Presidente Figueiredo foram os municípios escolhidos para a execução do programa, devido a sua tradição na pecuária local.

A reunião contou com representantes da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Secretaria Executiva Adjunta de Política Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas (Seapaf) e técnicos das Unidades Locais dos sete municípios do interior do estado.

FOTO: Divulgação/Sepror