Amazonas em destaque
Notícias do Estado do Amazonas, Interior do Amazonas

Governo do Estado, por meio do Idam, lança programa Regulariza AgroDigital Amazonas, em Parintins

Programa visa pôr em ordem os documentos dos agricultores familiares e orientá-los a se tornarem aptos em editais

Com a demanda por alimentos sempre em crescimento, a produção rural precisa estar apta constantemente para suprir todas as necessidades. Nesse sentido, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), lança, na sexta-feira (24/06), na Praça dos Bois em Parintins (distante 369 de Manaus), o programa ‘Regulariza + Organizações Agro’, para integrar ao conhecimento consolidado dos extensionistas rurais.

O foco do programa ´Regulariza + Organizações Agro’ no Amazonas é pôr em ordem os documentos dos agricultores familiares, que passam a ter a assistência técnico-jurídica para orientá-los a se tornarem aptos em editais, atendendo a todas as exigências da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater).

O ‘Regulariza + Organizações Agro’ chega ao Amazonas por uma determinação do Governo do Estado, através do Idam, que faz o lançamento desse programa em uma ação a ser realizada no município de Parintins.

“Vamos atender como uma ação subsidiária para fortalecimento das colônias de pescadores, associações e cooperativas de produtores rurais do Amazonas. Agora vamos melhorar o atendimento, fornecendo assistência contábil e jurídica para beneficiar até 140 Associações, Colônias de Pescadores, Sindicatos ou Cooperativas do Estado do Amazonas”, explicou o presidente do Idam, o engenheiro de pesca Tomás Sanches.

Em linhas gerais, a partir de agora, os agricultores rurais, ou as cooperativas e associações, vão poder contar com as orientações jurídicas especializadas nos trâmites legais de documentações. Isto torna possível a comercialização do que é produzido junto a órgãos públicos, quando lançados os editais viabilizados.

FOTO: Divulgação/Idam