Notícias do Estado do Amazonas

Outubro Rosa: Governo do Estado leva serviços de saúde, cidadania e empreendedorismo ao Magdalena Arce Daou

0

Com o objetivo de conscientizar para a prevenção do câncer de mama e colo de útero, ações atenderam mais de 3 mil pessoas nesta terça e quarta-feira

O Governo do Amazonas, por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), em parceria com vários órgãos estaduais, promoveu nesta terça e quarta-feira (05 e 06/10), no Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, uma série de atividades gratuitas de saúde, cidadania e empreendedorismo, em alusão à campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama e colo de útero. Participaram da abertura da programação o governador Wilson Lima e a primeira-dama e madrinha do FPS, Taiana Lima.

Voltada especialmente para as mulheres, a ação no Magdalena Arce Daou teve como intuito alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e também sobre o câncer de colo do útero. Dentre os serviços voltados para a saúde, foram oferecidos atendimentos ginecológicos, triagem, testes rápidos, testes para detecção de Covid-19 e consulta de enfermagem, que atenderam 1.247 mulheres.

“Preocupado com a saúde da mulher em nosso estado, o Governo do Amazonas lançou esta campanha para mostrar que o câncer pode ser evitado e tratado. Durante dois dias de ação, foi alertado sobre a importância da prevenção com palestras, atendimentos de saúde da mulher, e serviços voltados para o social, cidadania e empreendedorismo para as mulheres que estiveram presentes no local da ação”, destacou Kathelen Braz, secretária executiva do FPS.

Além dos atendimentos oferecidos durante a programação, os serviços também foram ofertados em outras cinco unidades de saúde do Estado: Policlínica Zeno Lanzini, Policlínica Antônio Aleixo, Policlínica Gilberto Mestrinho, Policlínica Danilo Correa e Policlínica da Codajás.

A ação teve ainda a participação das secretarias de Estado de Saúde (SES-AM), de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), de Assistência Social (Seas) e de Cultura e Economia Criativa, além da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar).

Social e cidadania – Nos dois dias de mobilização, 689 pessoas foram atendidas com a emissão de RG, palestra da Rede Mulher, emissão de carteirinha da Pessoa com Deficiência (passe-livre), atendimento psicossocial. Houve ainda 900 atendimentos nos serviços de autoestima, como design de sobrancelhas, corte de cabelo e esmaltação de unhas. A ação inclui ainda uma feira de artesanatos e atividades como aulas de ritmos e funcional do projeto RespirAR.

Durante a ação, ocorreu atendimento do programa de Crédito Solidário do FPS em parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). O programa teve como aprovação 192 pequenos empreendedores, com o valor disponibilizado em R$ 400 mil.

O Crédito Solidário disponibiliza o acesso ao crédito desburocratizado, com cunho social, voltado a pessoas sem vínculos empregatícios desempregadas ou subempregadas possibilitando a inserção do cidadão no mercado de trabalho, visando a autossustentabilidade por meio de sua geração de renda, na atividade declarada no atendimento.

Somados os serviços, foram atendidas 3.028 pessoas. O público que foi em busca dos serviços teve de observar os protocolos sanitários com o uso das máscara obrigatório, e apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19.

FPS – O Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza atua fomentando projetos autossustentáveis, de geração de emprego, renda e inclusão social, que garantem os direitos dos idosos, crianças, adolescentes e pessoas com deficiência, pessoas com vulnerabilidade social e econômica.

FOTO: Breno Brandão/FPS

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.