Amazonas em destaque
Notícias do Estado do Amazonas, Interior do Amazonas

Prefeitura de Manaus promove curso de Cálculo, Diluição e Estabilidade de Medicamentos na Maternidade Moura Tapajóz

Dando continuidade a sua programação de cursos e capacitações, e com o objetivo de reforçar as boas práticas nas rotinas da unidade, a Maternidade Doutor Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, deu início, nesta quinta-feira, 24/3, às 14h, ao curso de Cálculo, Diluição e Estabilidade de Medicamentos.

A realização dos cálculos de medicações é necessária para a administração da dose correta aos pacientes, levando em conta o peso, a idade, as patologias de bases, comorbidades, dentre outros fatores.

“O cálculo de medicações no exercício profissional do enfermeiro é um processo extremamente complexo e de fundamental importância, pois fazemos uso diário da administração de medicamentos na maternidade”, explicou a enfermeira obstetra Núbia Cruz, diretora da MMT.

Segundo a farmacêutica da MMT, Ester da Silva Sales, responsável pelo curso, muitas pessoas desconhecem que o conhecimento de operações matemáticas aplicadas à farmacologia é essencial aos enfermeiros que atuam no processo de preparo e administração de medicamentos.

“Para evitarmos erros de medicação relacionados à administração, é indispensável que todos os profissionais estejam com as noções de cálculo atualizadas. A maior parte dos erros de medicação pode ser prevenida dessa forma, além de também serem necessários educação e monitoramento do paciente após o uso do medicamento, para o desenvolvimento de práticas seguras, eficazes e que garantam a segurança do paciente”, concluiu a farmacêutica.

O curso ainda terá outras duas turmas nesta sexta-feira, 25, e na segunda-feira, dia 4 de abril, sempre às 14h.

— — —

Texto – Marcella Normando / MMT – Semsa

Foto – Divulgação / Semsa