Programa de fomento ao empreendedorismo é apresentado no Cide

O Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores a partir da geração de novas ideias

Representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) deram continuidade, nesta quarta-feira (24/07), à articulação do Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Programa Centelha), com visita ao Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide). As visitas às instituições de ensino e inovação, dentre elas incubadoras e aceleradoras de empresas, espaços de coworking e polos tecnológicos, tiveram início no mês de maio, com o intuito de incentivar a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas de inovação no Amazonas.

Por esse motivo, a equipe do Programa Centelha esteve no Cide com o objetivo de apresentar, divulgar e estabelecer potenciais parcerias para atuar no Programa, que tem previsão de lançar edital no mês de agosto pela Fapeam, em parceria com a Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep).

Para a coordenadora local do Programa Centelha, Kathya Thomé, a visita foi proveitosa com a possibilidade de firmar parcerias na divulgação, captação de ideias e difusão do Programa ao público do Cide. “Eu acredito que teremos muitas propostas de projetos submetidas pelo Cide e também o estabelecimento de parceria, que é muito importante”, disse.

O diretor executivo do Cide, José Grosso, considerou o Programa muito interessante no auxílio às startups que estão incubadas e àquelas que futuramente queiram ingressar no Centro. “A Fapeam pode contar com a adesão do Cide. Muitas vezes os empresários têm ideias inovadoras, mas não têm o recurso financeiro, então esse apoio será essencial para o desenvolvimento desses projetos”, afirmou.

Programa Centelha – O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil. O programa irá oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.

No Amazonas a iniciativa será executada pela Fapeam, e é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operada pela Fundação Certi.

O Programa Centelha será realizado em 21 estados. Estão entre os objetivos do Programa, gerar novas empresas, a partir do conhecimento concebido nas instituições de ciência, tecnologia e inovação; gerar inovações de interesse direto da sociedade e de empresas; formar cultura e fortalecer ecossistema de empreendedorismo inovador.

Podem concorrer ao Programa pessoas físicas ou empresas, que atenderem às exigências do edital.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.