Amazonas em destaque
Notícias do Estado do Amazonas, Interior do Amazonas

Wilson Lima entrega mais dois campos de futebol completamente revitalizados

Governador destaca importância social desses espaços dedicados ao esporte e lazer

O governador Wilson Lima inaugurou, na sexta-feira (28/01), os campos do Passarinho e da Baixada Fluminense após ambos passarem por revitalização. Com essas duas entregas, cinco espaços destinados ao esporte e ao lazer já foram completamente revitalizados pelo Estado e entregues à população nos últimos cinco meses. A previsão é recuperar mais espaços como esses ao longo deste ano.

Os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e da Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), com apoio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar).

“São campos que estão localizados em áreas estratégicas, onde há uma grande quantidade de crianças, adolescentes, que precisam de espaço com esses. É um local onde são tocados projetos sociais, uma referência na comunidade. Além do esporte cumprem uma função social muito importante. Isso aqui ajuda a manter a molecada longe da violência, longe das drogas, é um espaço onde as famílias se encontram e se reúnem“, declarou o governador do Amazonas.

O Campo do Passarinho, na avenida Tenente Roxana Bonessi, bairro da Colônia Terra Nova, zona norte, teve a revitalização do campo de futevôlei e a construção de um segundo campo de futevôlei. A praça foi recuperada e houve a instalação de um playground e de uma academia ao ar livre, dentre outros serviços de recuperação do espaço.

O projeto de recuperação do Campo da Baixada Fluminense, na avenida Guaranás, Cidade Nova, na zona norte, contemplou, por exemplo, a construção de uma praça e instalação de equipamento de musculação, além de pintura geral e revitalização das instalações hidráulicas e elétricas.

“A importância é muito grande porque o esporte afasta os jovens das drogas. Eu ajudei a fazer esse campo há 40 anos e não recebemos visita de nenhum governador; e nem melhorias nas áreas do esporte, nós vivíamos abandonados. Graças a Deus revitalizaram, está um espetáculo“, disse o morador da comunidade, Nonato Cruz.

Alírio Wanderley, presidente da comunidade da Baixada Fluminense, disse que há 19 anos o espaço não recebia reparos. “Muitos governos passaram e não olharam para a gente. Aqui tem uma importância muito grande porque são realizados vários projetos, desde crianças até idosos participam de projetos da nossa comunidade”, disse Alírio.

Concluídos – Em setembro do ano passado, o governador Wilson Lima entregou o Campo do Teixeirão, no bairro Jorge Teixeira, na zona leste. E, em novembro, o Estado concluiu a revitalização da Arena do Monte, na avenida Samaúma, no bairro do Monte das Oliveiras, na zona norte; e do Centro Desportivo da Compensa (CDC Compensa), na rua Belo Horizonte, bairro Compensa 2, zona oeste.

Em andamento – O Governo do Amazonas também está revitalizando o Campo do Buracão, na avenida Laguna, bairro do Lírio do Vale, zona oeste. Por lá, 55% do projeto já foi executado e a previsão de entrega é neste primeiro trimestre de 2022.

FOTO: Diego Peres/Secom