Sábado Cultural: programação artística gratuita no Bumbódromo de Parintins

Bumbódromo

Visitação guiada, cinema, teatro com fantoches, música e dança. Atrações gratuitas, inseridas na programação do Sábado Cultural, que acontece todos os sábados no Bumbódromo de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus). O local se tornou o ponto de encontro dos parintinenses, onde têm acesso a uma gama de atividades artísticas gratuitas, promovidas pelos orientadores e a equipe do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro daquele município.

O Bumbódromo faz parte do conjunto de iniciativas culturais do Governo do Amazonas, administrado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Para atender o projeto cultural, o espaço abre as portas aos sábados, das 14h30 às 20h. O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, acredita que o projeto Sábado Cultural, realizado no Bumbódromo, permite aos moradores e visitantes uma experiência diferenciada no palco de uma das maiores festas populares do Brasil, o Festival Folclórico de Parintins.

“A iniciativa é muito agregadora no sentido de gerar pertencimento a um espaço de grande representatividade para a cultura do Amazonas, além de incentivar a prática artística da nova geração e promover o lazer à comunidade em um ambiente confortável e acolhedor”, disse o secretário.

Roteiro cultural

Na programação do Sábado Cultural, a Biblioteca Fred Góes é um espaço para a interatividade com o público infantil. O projeto Mania de Ler proporciona às crianças atividades recreativas como, desenhos para colorir, colagens, pintura facial e o acesso aos mais diversos livros. Ainda na biblioteca, os orientadores do Liceu promovem a “Hora do Conto” com o teatro de fantoches.

No Cineclube Odinea Andrade, dois filmes serão exibidos: às 14h30, “Mavka – Aventura na Floresta” e, às 17h30, “Donzela”. Classificação livre.

As visitas guiadas pelas dependências do Bumbódromo são acompanhadas pelos condutores culturais, que contam as histórias e curiosidades que envolvem o espaço. No roteiro estão as galerias de artes Jair Mendes (lado vermelho), a Vandir Santos (lado azul), os murais “Vitória da Cultura Popular”, “Memória Afetiva dos Bois Bumbás”, as obras do projeto “Parintins – Galeria Cidade Aberta” e da Associação de Artistas Plásticos de Parintins (AAPP).

O hall do Bumbódromo ganha uma ambientação para receber o público com brincadeiras, apresentação de peças teatrais com fantoches e atividades lúdicas. Também estão no tour de visitação as galerias de artes e a Sala Multimídia 7ª Arte com um acervo de mais de 700 DVDs nos mais diversos gêneros.

Relacionadas